Manchester United ‘rouba’ atacante do Arsenal que marcou 10 gols em jogo contra o Liverpool
O Manchester United parece, enfim, ter um projeto esportivo agora que a INEOS comanda o futebol depois fechar a compra de 25% do clube em dezembro do ano pretérito.
Os cargos de liderança contam com executivos experientes, com passagens por Manchester City, Brighton, Federação Inglesa e outros.
A tendência é a melhora principalmente na contratação, com foco na captação, e um movimento que mostra uma vez que isso mudou é a chegada do jovem de 16 anos Chido Obi-Martin, segundo o jornalista Fabrizio Romano.
O garoto nascido na Dinamarca e com raiz nigeriana estava no rival Arsenal, tinha a possibilidade de renovar e até recebeu convites para atuar por Bayern de Munique e Borussia Dortmund, mas optou pelos Red Devils.
Conforme publicou o repórter, o que convenceu o centroavante foi justamente o projeto para o porvir, mais impressionante do que a proposta salarial supra dos alemães.
— Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos no Arsenal nos últimos quatro anos. As experiências e o prolongamento que consegui cá foram verdadeiramente inestimáveis. Um reconhecimento próprio aos treinadores, funcionários e companheiros de equipe do Hale End. As memórias feitas serão sempre lembradas. Obrigado mais uma vez por esta jornada. — se despediu o jovem nas redes sociais.
🚨🔴 EXCLUSIVE: Chido Obi Martin to Man United, here we go! Talented striker leaves Arsenal and he’s just accepted Man Utd proposal.
Pathway key for Chido who’s turned down higher bids from Germany to sign for Man United.
Project convinced 2007 born top talent to accept #MUFC. pic.twitter.com/oFv1xM32UU
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 30, 2024
Óbvio que irá inicialmente para as categorias de base, mas o técnico holandês Erik ten Hag saberá que pode subir a qualquer momento um dos centroavantes mais promissores da geração.
Conheça a história do atacante que chegou a marcar 10 gols em um só jogo na base.
Quem é Obi-Martin, o bombeiro implacável na base do Arsenal, novo reforço do Manchester United
Nascido na cidade Glostrup, próximo a capital Copenhague, Obi-Martin iniciou a trajetória no esporte no Kjobenhavns Boldklub e, com unicamente 14 anos, já recebeu a proposta para se mudar para Londres.
A estreia nos Gunners veio em setembro de 2023, quando, com 15 anos, marcou um hat-trick contra o sub-18 do Southampton, impressionando o técnico da categoria Jack Wilshere.
Os três gols logo de rosto seriam o esquenta para o que viria pela frente.
Em novembro do mesmo ano, o Liverpool sub-16, com um jogador de traço no gol por conta de uma lesão, foi penalizado pelo dinamarquês com inacreditáveis 10 gols na vitória por 14 a 3.
Apesar do contexto altamente favorável, Chido fez belos gols contra os Reds, limpando defensores ou mostrando uma frieza absurda para finalizar. Essa “descida” de categoria só aconteceu pela falta de jogos entre os mais velhos.
Chido Obi-Martin scored 10 goals for Arsenal Under-16s against Liverpool U16s today in a 14-3 win. 💫
Obi-Martin has already trained with Mikel Arteta’s first team and is eligible to represent Denmark, England and Nigeria. 🇩🇰 🏴 🇳🇬 pic.twitter.com/THIkFvT9u7
— Chris Wheatley (@ChrisWheatley) November 18, 2023
Muro de cinco meses depois, em abril deste ano, o Norwich sub-19 entendeu exatamente o que o Liverpool passou ao perder por 9 a 0, tomando sete de Obi. Semanas antes, o West Ham tinha sofrido cinco do atacante.
O desempenho sem razão na base rendeu repercussões e Mikel Arteta, técnico do Arsenal, não ficou alheio a isso. Chamou o garoto para treinar com o profissional e o encheu de elogios, conforme relatou o dinamarquês.
— Eu treinei seis vezes com a equipe principal, logo conversamos [com Arteta], mas não foi zero de mais. [Arteta] só me elogia o tempo todo e diz coisas boas, logo é muito lícito. Evidente que isso me enche de orgulho. — disse.
Fruto de mãe dinamarquesa, o jovem defendeu o país escandinavo nas categorias sub-16 e 17 – na última já marcou 10 gols em 14 partidas -, enquanto também passou pela Inglaterra sub-16.
Por ter pai nascido na Nigéria, a país africana pode ser outra possibilidade ao atacante.
That finish from Martin Obi 😮💨
📺 Sit back and enjoy the highlights of our emphatic 8-1 win against West Ham United 👇
— Arsenal Academy (@ArsenalAcademy) April 14, 2024
Estilo de jogo rende comparações com Erling Haaland
Fenômeno nas redes sociais, já acumula 200 milénio seguidores no Instagram e fechou contrato mercantil com a Adidas.
É nas mídias digitais que a conferência sobre seu estilo de jogo o colocam lado a lado de um dos principais atacantes da atualidade.
Rápido, cima (1,88m, podendo crescer mais), poderoso e de boa finalização, Obi-Martin é comparado a Erling Haaland, um monstro fisicamente, capaz de ser tão veloz quanto mortal, hoje no rival City.
— Quando você olha para o Chido, ele não parece alguém que ainda não completou 16 anos. Em primeiro lugar, ele tem um físico que é realmente vantajoso uma vez que jogador de futebol. Ele é grande e poderoso, mas também é razoavelmente desembaraçado. Ele é bom em se manter no jogo, mas também é muito bom em ir para cima e driblar. — disse o técnico dinamarquês Jesper Mikkelsen, ao portal Bold.
Óbvio que, aos 16, ele ainda não está definitivamente pronto e ainda precisa evoluir seu jogo coletivo, por vezes sendo um tanto interesseiro, uma vez que reforça Mikkelsen.
— É importante que ele melhore ao jogar junto com seus companheiros de equipe. Sua maior particularidade e repto é que ele realmente quer marcar gols. Às vezes, ele pode jogar o seu próprio jogo. — finalizou.
Completando 17 anos em 29 de novembro, a tendência é que Chido Obi-Martin não demore muito para se juntar ao time principal do Manchester United.
Os Diabos iniciam a temporada 2024/25 oficialmente em 10 de agosto com a disputa da Community Shield contra o Manchester City. Seis dias depois, estreiam na Premier League contra o Fulham.